Trocas Inteligentes

Nada muda se eu não mudo!

Oi gente querida!

Vocês sabem que, o ideal para fortalecermos nossa imunidade e ter melhor qualidade de vida, é inserir cada vez mais alimentos crus em nosso dia a dia, mais frutas e mais verduras; usar castanhas variadas conforme nossa região ( não esquecer do nosso amendoim tão acessível!), até aprender a comer brotos, germinados, alguns legumes que podem ser ingeridos crus como abobrinha, chuchu, vagem bem picadinha…comida viva cheia de energia do Criador da Natureza!

Mas, enquanto estamos na fase de transição, dando um passo de cada vez, vamos conferir algumas mudanças simples mas que vão fazer muita diferença para uma vida mais saudável e mais feliz, confiram:

 DICAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

✓ Faça três refeições ao dia em horários regulares, com intervalo de 5 horas entre cada uma, no mínimo;
✓ Aprenda a relaxar antes das refeições e evite comer com ansiedade;
✓ Coma devagar, mastigando muito bem e saboreando os alimentos;
✓ Tome 6 a 8 copos de água por dia, nos intervalos das refeições.;
✓ Evite tomar líquidos durante as refeições. Respeite o intervalo de 30 minutos antes ou 2 horas após, para evitar a distensão do estômago e a diluição das enzimas digestivas;
✓ Inicie o almoço pelas saladas cruas com temperos naturais como limão, alho, cebola e ervas aromáticas;
✓ Inicie o desjejum e o jantar pelas frutas;
✓ Reduza a quantidade de óleo no preparo dos alimentos;
✓ Substitua as frituras por alimentos assados e cozidos;
✓ Prefira alimentos naturais e integrais, evitando os refinados e processados;
✓ Priorize o consumo de frutas, verduras e legumes;
✓ Procure variar os alimentos no seu dia-a-dia, fazendo um prato colorido;
✓ Use sal com moderação. Evite usar o saleiro à mesa.
✓ Adote os seguintes princípios para escolher os alimentos: variedade, qualidade, moderação e abstinência.
✓ Faça substituições saudáveis:
Troque…
#Pão branco por integral
#Leite de vaca por leites vegetais
#Pizza de queijo por pizza integral com queijo de mandioquinha, polvilho, palmito ou castanhas
#Vinagre por limão
#Cereais açucarados por granola feita em casa
#Sal refinado por sal grosso batido no liquidificador
#Pipoca de microondas por pipoca na panela sem óleo
#Doces, chocolates, bolos e sorvetes por frutas, docinhos de castanhas com frutas secas e tâmaras frescas
# Manteigas, maioneses e requeijões industrializados por abacate, cremes, feitos em casa, a base de vegetais e oleaginosas
#Pão de queijo por pão de queijo sem queijo ou queijos vegetais
#Frituras por alimentos assados
#Fermento químico (bolo) por fermento biológico (pão)
#Sopas cremosas prontas por caldos feito em casa
#Arroz branco por arroz integral
#Carnes por proteínas vegetais, cereais integrais, feijões e castanhas
#Pimenta por alho e cúrcuma
#Macarrão branco por macarrão integral ou macarrão de arroz integral (levíssimo!)
#Molho de tomate industrializado por molho feito em casa
#Refrigerantes por suco de frutas e água
🍯#Açúcar branco por mel, melado, mascavo, estévia, rapadura ralada (a rapadura é a melhor opção por não ser refinada e não marcar com gosto forte de melado ou mascavo o sabor dos pratos).

Como diz nosso querido amigo Dr. Cesar Vasconcelos:

“Nada muda se eu não mudo!”

Felizes mudanças para você! Conte com Jesus, que quer sempre o teu bem, e…

conte comigo também!

Abraço carinhoso da

Profinha Dilza Maria

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